Tendências

Feminismo – O que irá acontecer quando não estiver mais na moda?

Quando o feminismo sair de moda o que acontecerá? - Blog Bruna Marconi

Fico muito feliz vendo blusas com dizeres feministas mas também me preocupo com o que acontece com qualquer tendência: acaba. O que irá acontecer quando Feminismo não estiver mais na moda?

 

As t-shirts com dizeres feministas é a nova tendência e todas fashionistas possuem ou desejam esse item no guarda-roupa.

O que me levou a uma pergunta sobre o futuro do feminismo e a atual onda do movimento.

Feminismo é tendência e isso é o que me preocupa afinal a tendências vão e vem. O que era novo na semana passada, não é novo nesta semana. Quando vi a Chiara Ferragni usando a blusa da Chanel “We all shoud be feminism” traduzido como “Todas nós devemos ser feministas” fiquei bem empolgada por uma blogueira com o peso da Chiara levantar essa bandeira, podendo atingir milhões de suas seguidores a serem empoderadas e lutarem a favor dos seus direitos. Mas o que acontece quando a tendência termina? O feminismo estará ultrapassado? Vamos esquecer isso de novo até que alguma marca da moda decidir que está de volta?

As t-shirts veio a calhar por ser um item fácil e prático de combinar além de ser uma maneira de levantar sua bandeira para as pessoas ao seu redor. Em um tempo tão caótico e conturbado em que você mal consegue olhar o outro a t-shirt veio para que pudéssemos nos enxergar. Uma camiseta, não, não vai melhorar as coisas. Sim, faz mostrar que não estamos nisso sozinha, estamos todas aqui, todas as mulheres, todos os indivíduos que lutam. Por um breve momento no tempo as mulheres em todos os lugares foram conectadas por apenas um slogan em uma t-shirt.

Mas para além de usar t-shirts com frases empoderadoras o que você realmente faz para ajudar a causa? A luta pela igualdade de gênero é antiga e é ativa, lutamos por isso diariamente. E apesar da t-shirt ser linda e desejosa, devemos pensar muito além do vestir. De novo pergunto: o que você está fazendo para ajudar a causa? Você enquanto empresa. Você enquanto consumidora. Você enquanto mãe de um filho homem.

Segundo as apostas de comportamento da TrendWatching e WSGN o Empowerment (Empoderamento) é uma tendência comportamental que continuará forte em 2017/2018 e as marcas precisam entender que essa atitude não é temporal. Essa previsão comportamental é uma mensagem ou advertência para as grandes empresas globais que ainda não empoderam seus funcionários e funcionárias. Cargos iguais com salários iguais para homens e mulheres; Mulheres ocupando grandes cargos; Igualdade de gênero e racial…

As mulheres percorreram um longo caminho. Os tempos difíceis podem acabar, mas há muito mais pela frente. A luta pela igualdade é ativa e constante, lutamos por isso diariamente. Para alguns, o seu pleito de igualdade de direitos só está começando, de meninas que acabaram de nascer, que não sabem que é o direito de ir para a escola, para as mulheres adultas que são forçadas a escapar de um homem.

 

Nossos direitos não entram e saem da moda.

 

Não há nada de errado em vestir feminismo. Mas o orgulho e empoderamento das frases dessas camisas são esvaziados quando elas são produzidas por mulheres que ganham x centavos de dólar por hora em situações precárias em Bangladesh.

A militância está perdendo o foco, está perdendo a força. Estamos tão cheias de discursos mas tão vazias em ações… O que está acontecendo? O feminismo já está saindo de moda.