Estilo

Aprenda o método de limpeza do guarda roupa em 5 passos

Limpeza de guarda roupa em 5 passos - Blog Bruna Marconi

Em 2016 iniciei uma longa e divertida jornada no meu guarda roupa. No início deste mesmo ano, a insatisfação com o que tinha no meu armário tomou proporções maiores e decidi investigar o motivo. A verdade era que meu guarda roupa era cheio de peças aleatórias, nada ligando a nada e que de vez em quando consiguia fazer uma combinação maravilhosa.

Naquele ano a palavra “armário capsula” estava em voga e expressei um certo encatamento em poder ter o guarda roupa capsula. Mas percebi que o buraco era mais embaixo, era na autoestima e em não entender o meu estilo de vida.

Comprei o primeiro livro para me ajudar: Vista Quem Você É, das meninas do Oficina de Estilo, que me abriu os olhos para um monte de coisas as quais nunca havia estudando em mim e no meu guarda roupa. Depois procurei alguns blogs como o Into Mind da Anuschka Rees e o The Private Life of a Girl. Meu segundo livro para entender mais sobre estilo foi da Nina Garcia do reality show Project Runway, A Estratégia de Estilo, o que também deu um ajutório muito bom nas minhas inseguranças e fase de descoberta e aprimoramento do meu estilo.

A primeira dica muito comum em todas as minhas fontes bibliográficas foi: revise o que tem. Parece óbvio, mas antes de começar a jogar peças fora a gente precisa saber o que tem no nosso guarda roupa.

E, pam pam pam! Para a minha surpresa, no meu armário haviam peças que eu nem sabia que havia comprado. Peças que não usava há mais de 2 anos. Peças rasgadas, desbotadas ou com defeitos. Peças que eu esperava pelo momento certo para usar e algumas até estavam com tag e preço.

O primeiro método de limpeza que usei nessa revisão foi o método dos 5 passos e segue todo o processo para vocês fazerem num dia tranquilo, com lanchinhos e boa música, afinal, essa é uma etapa do aprimoramento de estilo que não é fácil e às vezes pode ser demorada. Então, preparei uma playlist para você ouvir durante essa limpeza chamada Fashion Detox, clique aqui para salvar e ouvir.

SEMPRE, ÁS VEZES & NUNCA

Você pode começar separando o guarda roupa em três sessões:

– roupas que sempre visto
– roupas que ás vezes visto
– roupas que nunca visto

O MÉTODO DE LIMEPZA DE 5 PASSOS

1. Esvaziar

Tire tuuuuudo de for a do armário e comece a separar as roupas em dois montes, as que ficam e as que vão embora.

2. Analisar

Experimente tudo e seja bem honesta e crítica com você, defina seu estilo.

3. Organizar

Identifique as roupas básicas e estabeleça composições; organize o espaço para que as roupas sejam encontradas com facilidade.

4. Modificar

Separe os itens que precisam ser concertados e veja se você mesmo pode reparar ou precisará levar para terceiros, também seja sincero e veja se você terá tempo e “saco” de levar os itens para o concerto. Eu sempre dizia que ia levar para reparar e as roupas ficavam empilhadas no meu guarda roupa, não faça o mesmo.

5. Dizer Adeus

Seja forte e mantenha apenas os itens que fazem você se sentir bem.

Perguntas a serem feitas:
1. Eu visto essa peça regularmente? Se não, porque?
2. Esse item se encaixa no meu estilo pessoal?
3. Posso criar vários looks com essa única peça?
4. É confortável e veste bem? Eu me sinto bem vestindo?
5. Eu amo vestir esse item ou eu só gosto da aparência dele no cabide?

Para fazer uma limpeza mais efetiva no meu guarda roupa, também usei o método “Ás vezes, Sempre e Nunca”. Sempre tem aquelas peças que você não consegue se livrar, mas é necessário. Se estiver nessa situação, como eu estava há semanas atrás faça isso:

________________________

E foi assim que eu consegui liberar mais de 60% das roupas presas do meu guarda roupa. Fiquei chocada ao separar dois sacos de 30L só com roupas que eu não usava, algumas nem sabia da existência. Imagine o tanto de energia presa?

Arrivederci :*