Moda

Modtissimo 2018 – A feira de moda do Porto

Modtissimo 2018 - A feira de moda do Porto - Blog Bruna Marconi

O Modtissimo é uma feira de moda que surgiu em 1992, como sendo um salão de exposição exclusiva de tecidos estrangeiros.  Evento cresceu e pude conferir a edição da Modtissimo 2018 que aconteceu no Poto na última quinta-feira (27).

Criada pela Associação Portuguesa das Indústrias de Malha e de Confecção e a Federation française de la Maille, a partir da 3ª edição o salão abraçou expositores portugueses e a partir daí os números só foram crescendo.

Na 7ª edição firmou-se parceria com a Associação Portuguesa de Têxteis e Vestuário, transformando-se no único salão de tecidos e acessórios em Portugal com grande parte dos expositores nacionais.

Além da feira vasta de tecidos, acessórios e retalhos o Modtissimo reserva parte de sua programação para palestras, exposições e concursos culturais.

 

MODTISSIMO 2018

Durante o evento deste ano houve o concurso Upcycling Project by TAP, a companhia aérea desafiou jovens designers a fazerem um novo traje para os comissários de bordo com materiais de seus aviões desativados.

Assisti a palestra da NEONYT, antiga Ethical Fashion Show Berlin, que contou como esse evento se tornou um hub dedicado à moda e inovação sustentável. O que me fez revisitar meus antigos projetos de consumo consciente e moda sustentável. Me questionei de que forma posso retornar ao tema e contribuir para esse movimento que cresce cada vez mais?

A McDonald’s lançou seu concurso cultural para as novas fardas da empresa, aproveitando um evento com tantos jovens designers. A McDonald’s também deseja renovar seus trajes que não é atualizada há dez anos. O briefing é de uma farda que seja confortável mas que tenha um estilo atemporal, uma vez que a renovação do mesmo poderá ser daqui a cinco anos.

Também aconteceram várias palestras sobre tendências da WGSN, PROMOSTYL e CARLIN, assim como exibição de um Fashion Film Festival.

 

PRÓXIMOS EVENTOS

O Modtissimo aconteceu na Alfândega do Porto, um lugar enorme. E toda essa experiência foi uma grande explosão de insights na minha cabeça! A entrada é gratuita com cadastro prévio no site do evento, assim como a entrada nas palestras.

A experiência é válida e para você que mora em Portugal, vale a pena se deslocar de sua cidade para conferir um evento como esse.

Essa semana aqui em Guimarães começa um outro evento voltado para o têxtil e que também irei conferir chamado Contextile. E em meados de outubro acontece o projeto Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH), uma parceria internacional para a promoção do empreendedorismo e emprego jovem.

Você tem algum evento de moda pela Europa para me indicar? Estou aceitando sugestões.

 

Arrivedercí,
Bruna Marconi.