Estilo

5 passos para fazer compras conscientes [ +4 dicas bônus ]

Usar uma abordagem minimalista para construir seu guarda-roupa simplificará a maioria das tarefas relacionadas à esse tema (montagem de looks, malas para viagens, organizando seu armário), exceto por uma – comprar coisas novas de repente ficará muito mais complicada (no primeiro momento).

O problema que identifiquei quando voltei a comprar peças para meu guarda roupa, foi que uma vez que dediquei tempo para realmente definir o que desejo expressar através das roupas, mais conscientes fiquei sobre meus desejos de consumo e consequentemente a variedade de roupas que se encaixam em meus critérios diminuíram.

Claro que essa mudança não é ruim, pelo contrário: padrões mais elevados garantem o filtro de todos os itens, de pouca qualidade ou que não se encaixam no meu estilo, que costumavam preencher meu guarda roupa serão barrados desde o inicio do processo de compra. E mais tarde e meu guarda-roupas começou a conter itens que se encaixam em meu estilo, corpo e estilo de vida. Em outras palavras, o aborrecimento de 2016 virou praticidade em 2017. 

Antes de irem para o Guia de Compras vale ressaltar sobre dois conceitos de nomes parecidos: Moda Consciente x Consumo Consciente.

Moda Consciente é comprar/produzir/entender todo o processo por trás de um produto e se posicionar sobre. De onde vêm suas roupas? Quanto tempo elas demorarão de deixar de existir no planeta? É feito por mão de obra análoga ao escravo? É biodegradável?

Consumo Consciente é entender o motivo pelo qual você está comprando uma peça. E ao entender a razão do seu consumo você tem o livre arbítrio de comprar ou não tal produto.

Claramente, minha estratégia de compras mudou bastante desde que comecei, ano passado, à aperfeiçoar meu estilo. Passei a me fazer algumas perguntas ao entrar em lojas e experimentar peças de roupas.

O Guia de Compras Consciente - Workbook Gratuito

 

Depois de me fazer as perguntas listadas no vídeo, dou uma olhadinha na minha pasta do Pinterest para ver se a peça está entre uma das peças desejo. Se estiver, eu levo. Se não estiver deixo a peça na loja.

 

Gostou das dicas? Então vai gostar do Workbook que preparei sobre esse assunto!

Baixe agora o seu guia de Compras Conscientes!

Quer aprender a consumir de forma consciente e inteligente? Baixe agora seu guia!

privacy Nós valorizamos sua privacidade e nunca o enviaremos spam.

Lembre-se de dar uma curtida no vídeo, comentar e compartilhar com alguém que precise dessas dicas!